Noticias

Ainda utiliza o Windows XP? veja como se manter seguro

37806.54056-Windows-XPComo já deve ser de conhecimento de todos, já faz um bom tempo que a Microsoft anunciou o fim do suporte técnico e atualizações de segurança para o sistema operacional Windows XP.

Isso se dá pelo fato do XP ser obsoleto, e como a Microsoft já tinha lançado  2 sistemas após ele, não seria nada interessante para a empresa cultuar o sistema, até porque o Windows XP até então era o segundo sistema mais utilizado do mundo, inclusive até mais do que o Windows 8 (o mais recente).

Porém mesmo com essas medidas, muitos usuários não abandonaram-o, alguns alegam que o sistema é simples e eficiente, e que atende à todas as metas que os mesmos precisam realizar diariamente.

Todavia, utilizar o XP nos dias atuais é um sério problema. Pois como não há mais atualizações de segurança, o mesmo poderá ficar exposto a uma série de falhas de segurança, que podem ser exploradas por pessoas mal intencionadas.

Além disso, o fato dele ser bem ultrapassado, faz com  que problemas relativo à segurança como um todo venham à tona. Outro fator negativo está relacionado à não compatibilidade com os softwares atuais, visto que desenvolvedores não estão disponibilizando compatibilidade para ele.

Hoje vamos mostrar algumas dicas para você que ainda utiliza ou está pensando em instalar o Windows XP no seu computador. Mesmo sendo um mau negócio, ainda sim é possível ter um mínimo de segurança ao utilizá-lo.

Não use o Outlook

O Outlook é o software gerenciador de e-mails existente no pacote Office, todavia para se manter seguro não é interessante usá-lo. Os hackers gostam muito de invadir máquinas através de e-mail.

Essa é uma das formas mais eficientes que os hackers encontram para se infiltrarem num computador remotamente, e consequente roubar os respectivos dados pessoais do usuário.

Se houver a necessidade da utilização de uma conta de e-mail, use-a via navegador, por ser mais seguro do que através da utilização do Outlook.

Antivírus e Firewall

Infelizmente a própria Microsoft advertiu que a utilização de um antivírus no Windows XP pode não surtir efeito. Porém é melhor ter um por segurança do que  não ter nenhum.

Então aconselhamos que você veementemente instale um software de proteção na sua máquina. Além disso, é imprescindível a utilização de um firewall, esse tipo de programa impede que outra aplicação se comunique com a internet sem a devida permissão do administrador.

Ainda que a utilização desses recurso seja uma atitude com pouquíssimos resultados, ainda sim é importante manter um bom antivírus e firewall, ainda que seja para combater vírus mais simples.

Não visite sites desconhecidos e nem baixe nada

Não recomendamos que você visite sites desconhecidos, ou com baixa credibilidade. Alguns sites da internet só existem para infectar as máquinas dos usuários e roubar as informações dos mesmos.

Por incrível que pareça, muitos hackers conseguem invadir um computador através do IP. E ao entrar em um site, obrigatoriamente o seu computador informa o IP ao portal, e se o site for inseguro, pode ocorrer uma tentativa de invasão.

Aliando essa tentativa de invasão, com a falta de segurança que o Windows XP oferece atualmente, as chances do seu computador ser invadido são grandes. Esqueça então entrar em sites desconhecidos.

Outro problema está relaciona aos downloads, seja de música, filmes ou até softwares mesmos. A nossa dica é que você nunca baixe  um programa sem conhecê-lo verdadeiramente.

Quanto à músicas, vídeos e arquivos semelhantes, aconselhamos que você nunca baixe-os. Essa medida é crucial para manter o seu computador livre de pragas, principalmente pelo fato de que as atualizações referentes aos antivírus podem não ser eficientes no Windows XP.

Se você pretende baixar músicas e filmes, e vê-los no seu computador com Windows XP instalado, procure escaneá-los num PC que possua um bom antivírus e um sistema atualizado, após ser constatado a boa autenticidade dos arquivos, use um pendrive para transferi-los.

Cuidado com os dispositivos USB

Quem não está acostumado a transferir arquivos através de um pendrive ou HD externo para um computador, não é mesmo? tenha muito cuidado com esse procedimento, pois ao conectar uma mídia USB no seu PC, você estará expondo-o à programas ou arquivos maliciosos.

Para se manter seguro quanto à prática desse método, recomendamos que você faça uma varredura no pendrive ou HD externo em outro computador, e se estiver tudo ok, aí sim será seguro plugá-los na sua máquina.

Em último caso, não use a internet de jeito nenhum

Essa é uma recomendação até um pouco agressiva da nossa parte, porém é a forma mais eficiente para se manter seguro. Veja bem, se você não utilizar a internet, você jamais será alvo de um hacker.

Até porque para se roubar as informações de um computador, esse tipo de bandido necessita que o computador da vítima possua uma conexão com a internet, só assim o criador do software malicioso receberá as informações referentes aos dados coletados.

A única coisa que pode acontecer é a perda de dados, um vírus pode entra no seu Windows e consequentemente excluir tudo. Mas não tendo acesso à rede, roubo de informações não será um problema, a não ser que o criminoso tenha acesso físico ao seu computador.

Como dito anteriormente, esse método é opcional, porém o mais seguro. Se você pretende utilizar a internet no seu Windows XP, tudo bem, mas fique atento apenas à credibilidade dos sites que você acessa, e também cuidado com a autenticidade dos downloads que você efetuará.

Use o Windows XP em uma máquina virtual

Uma ótima ideia é utilizar o Windows XP em uma máquina virtual. Esse método é bem interessante pelo fato de que ao ter acesso ao Windows XP, o criminoso não terá acesso total ao seu PC, ele gerenciará somente o sistema referente à máquina virtual.

E com isso você pode ter um sistema principal e utilizar posteriormente uma máquina virtual com o Windows XP instalado. Nesse caso o acesso à  internet na máquina virtual está liberado, desde que você não possua dados importantes guardados no Windows XP via máquina virtual.

Existem diversos softwares para a instalação de uma máquina virtual. Os mais conhecidos são o VirtualBox e o VMWare, sendo que o mais popular é o VirtualBox, porém qualquer um dos dois servirá para que você instale com perfeição o Windows XP em uma máquina virtual.

Esta é uma contribuição do Vagner Carvalho do blog onotebook.