DicasLinuxNoticiasSegurançaWindows

Alternativas ao Microsoft Office

O Microsoft Office é um dos softwares mais usados no mundo, o que não é de estranhar tendo em conta que a maioria dos computadores o traz logo instalado de origem. No entanto, a má notícia é que, na maior parte das vezes essa é apenas uma versão trial, assim se quisermos o Office completo teremos que compra-lo. E o Microsoft Office não é um software barato. Selecionamos aqui as melhores alternativas gratuitas para voce.

1. LibreOffice

O LibreOffice Alguém o descreveu como uma versão do OpenOffice nos esteroides. É que o software é bastante parecido com o OpenOffice, seja nas funcionalidade seja na aparência. No entanto, se compararmos com este último apresenta mais vantagens, uma vez que beneficia de atualizações mais constantes e regulares. Além disso, é ainda um software ligeiramente mais veloz. É totalmente gratuito, compatível com os ficheiros do Microsoft Office e muito intuitivo de utilizar.

2. WPS Office

O WPS Office é outra excelente alternativa gratuita para o Microsoft Office. Ele também oferece programas para editar documentos, planilhas e apresentações e oferece suporte aos formatos de arquivos DOC e DOCX, XLS e XLSX, PPT e PPTX, além do formato ODT, padrão do OpenOffice.

3. OpenOffice

O OpenOffice é uma espécie de irmão gémeo do Microsoft Office, mas que não precisa de pagar para o utilizar. É 100% compatível com os arquivos do Microsoft Office, dispõe das mesmas funcionalidade e o modo de funcionamento é extremamente semelhante. Além disso, tem ainda uma versão portable, que pode ser utilizada a partir de um pen drive, sem necessidade de instalação no computador. No site oficial é simples baixar e instala-lo de forma rápida em qualquer sistema operacional.

4. OnlyOffice

O OnlyOffice é mais uma boa alternativa gratuita para o Microsoft Office. O pacote de aplicativos de escritório oferece aplicativos par você editar documentos de texto como no Word, planilhas do Excel e apresentações do Power Point e possui suporte aos arquivos do MS Office e OpenOffice.

5. SoftMaker FreeOffice

O SoftMaker Free Office é um pacote gratuito de programas de escritório que oferece alternativas para os programas Word, Excel e Power Point do Microsoft Office. Assim como as outras opções, ele permite que você trabalhe com os formatos de arquivos do Microsoft Office e do Open Office.

6. Google Docs

A Google tem disponibilizado vários serviços on-line, que permitem ao usuário reunir no mesmo local diferentes funcionalidade. Além disso, permite operá-las todas on-line e alguma off-line, não necessitando ter o software instalado no computador. O Google Docs possui desde um simples processador de texto até complexos editores de planilhas que podem funcionar como alternativa ao do Microsoft Office. Voce precisa de uma conta no Google e de conexão à internet. Além disso, é totalmente gratuito. O Google também é compatível com os arquivos do Microsoft Office.