DicasNoticiasSegurançaWindows

Como desativar o SMBv1 e proteger seu computador com Windows contra ataque

Como desativar o SMBv1 e proteger seu computador com Windows contra ataque

As epidemias de Ransomware WannaCry e Petya se espalham usando falhas no antigo protocolo SMBv1, que o Windows ainda permite por padrão (por algum motivo ridículo). Se você estiver usando o Windows 10, 8 ou 7, você deve garantir que SMBv1 esteja desabilitado em seu PC.

O que é SMBv1 e por que ele está habilitado por padrão?

SMBv1 é uma versão antiga do protocolo Server Message Block que o Windows usa para compartilhamento de arquivos em uma rede local . Foi substituído por SMBv2 e SMBv3. Você pode deixar as versões 2 e 3 habilitadas – elas são seguras.

O protocolo SMBv1 mais antigo só está ativado porque existem algumas aplicações antigas que não foram atualizadas para usar SMBv2 ou SMBv3. A Microsoft mantém uma lista de aplicativos que ainda exigem SMBv1 aqui .

Se você não estiver usando nenhum desses aplicativos – e provavelmente não é, você deve desativar o SMBv1 no seu PC com Windows para ajudar a protegê-lo contra ataques futuros no protocolo SMBv1 vulnerável. Mesmo a Microsoft recomenda desativar este protocolo, a menos que você o precise.

Como desativar o SMBv1 no Windows 10 ou 8

A Microsoft irá desativar o SMBv1 por padrão, começando com a atualização do Fall Creator do Windows 10 . Infelizmente, levou uma enorme epidemia de resgate para empurrar a Microsoft para fazer essa mudança, mas melhor tarde do que nunca, certo?

Entretanto, o SMBv1 é fácil de desabilitar no Windows 10 ou 8. Dirija-se ao Painel de controle> Programas> Ativar ou desativar os recursos do Windows . Você também pode simplesmente abrir o menu Iniciar, digitar “Recursos” na caixa de pesquisa e clicar no atalho “Ativar ou desativar o Windows”.

Percorra a lista e localize a opção “Suporte SMB 1.0 / CIFS File Sharing Support”. Desmarque-o para desativar esse recurso e clique em “OK”.

Você será solicitado a reiniciar seu PC depois de fazer essa alteração.

Como desativar SMBv1 no Windows 7 editando o registro

No Windows 7, você precisará editar o registro do Windows para desativar o protocolo SMBv1.

Aviso padrão: o Editor do Registro é uma ferramenta poderosa e o uso indevido pode tornar seu sistema instável ou mesmo inoperável. Este é um hack bastante simples e, desde que você fique atento às instruções, você não deveria ter nenhum problema. Dito isto, se você nunca trabalhou com isso antes, considere ler sobre  como usar o Editor do Registro  antes de começar. E, definitivamente, faça  backup do Registro  (e do  seu computador !) Antes de fazer alterações.

Para começar, abra o Editor do Registro, pressionando Iniciar e digitando “regedit”. Pressione Enter para abrir o Editor do Registro e dar-lhe permissão para fazer alterações no seu PC.

No Editor do Registro, use a barra lateral esquerda para navegar para a seguinte chave:

HKEY_LOCAL_MACHINE \ SYSTEM \ CurrentControlSet \ Services \ LanmanServer \ Parameters

Em seguida, você vai criar um novo valor dentro da Parameters subchave. Clique com o botão direito do mouse na Parameters tecla e escolha Novo> Valor DWORD (32 bits).

Nomeie o novo valor SMB1.

O DWORD será criado com um valor de “0”, e isso é perfeito. “0” significa que o SMBv1 está desabilitado. Você não precisa editar o valor depois de criá-lo.

Agora você pode fechar o editor de registro. Você também precisará reiniciar seu PC antes que as alterações entrem em vigor. Se você quiser desfazer sua mudança, volte aqui e exclua o SMB1 valor.

Baixe nosso One-Click Registry Hack

Se você não tiver vontade de editar o registro no Windows 7, criamos dois hacks de registro para download que você pode usar. Um hack desabilita o SMB1 eo outro reativá-lo. Ambos estão incluídos no seguinte arquivo ZIP. Clique duas vezes no que deseja usar, clique nos prompts e reinicie o computador.

Desativar Hacks SMBv1

Esses hacks apenas fazem a mesma coisa que recomendamos acima. O primeiro cria a chave SMB1 com um valor de 0 e a segunda remove a chave SMB1. Com estes ou quaisquer outros hacks de registro, você sempre pode clicar com o botão direito do mouse no arquivo .reg e selecionar “Editar” para abri-lo no Bloco de Notas e ver exatamente o que ele irá mudar.

Mais informações sobre a desativação do SMBv1

Os truques acima são ideais para desativar o SMBv1 em um único PC, mas não em toda a rede. Consulte a documentação oficial da Microsoft  para obter mais informações sobre outros cenários. Por exemplo, a documentação da Microsoft recomenda o lançamento da alteração de registro acima usando a Política de grupo, se desejar desativar SMB1 em uma rede de máquinas do Windows 7.

Traduzido automaticamente.